quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Copa 2014: reforma do Maracanã encolhe estádio e custa R$ 500 mi

O Maracanã vai precisar de mais 500 milhões de reais para se adequar às exigências da Fifa para a Copa do Mundo de 2014, um valor quase 20 por cento maior que os 430 milhões apresentados no projeto inicial da modernização do estádio para receber partidas do Mundial.

A informação foi dada nesta quinta-feira (17) pelo representante do Governo do Rio de Janeiro. O salto orçamentário se deve a uma análise mais precisa do projeto, segundo a secretária estadual de Esportes, Márcia Lins.

Os novos investimentos se somam aos mais de 200 milhões de reais que já foram investidos no Maracanã para a realização dos Jogos Pan-Americanos de 2007. O estádio também será usado na Olimpíada de 2016 no Rio.

Uma linha de financiamento do BNDES vai disponibilizar 400 milhões de reais para a reforma, ou até 75 por cento do custo total das obras. A primeira etapa da construção começa em março de 2010, mas o estádio permanece aberto até agosto. Somente, a partir de setembro será fechado ao público.

As obras estão previstas para durar até dois anos e meio. "O Maracanã vai completar 60 anos no ano que vem e queremos mudar o conceito do estádio. Ele vai se tornar um grande parque público da cidade", disse Márcia Lins.

Curiosamente, as obras de modernização e adaptação farão com que a capacidade do ex-maior estádio do mundo encolha de 87 mil para cerca de 83 mil espectadores.

C/ Agência Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!