quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Revista Time:presidente do Fed é a personalidade de 2009


O presidente do Federal Reserve (Fed, banco central americano), Ben Bernanke, que coordenou a política monetária dos Estados Unidos na pior recessão econômica em sete décadas, foi designado nesta quarta-feira "personalidade do ano" pela revista "Time".


Segundo a "Time", o reconhecimento a "Bernanke se refere por ele ser o responsável pelo banco central dos Estados Unidos, o órgão mais importante e menos compreendido na condução da economia do país e do mundo".


Os outros finalistas na seleção de personalidades que realiza "Time" foram o chefe das forças americanas no Afeganistão, general Stanley McChrystal, os "trabalhadores chineses" e a presidente da Câmara de Representantes, Nancy Pelosi.


"O professor Bernanke, de Princeton, foi um destacado acadêmico da Grande Depressão" e, portanto, sabe bem "como a passividade do Federal Reserve na década de 30 ajudou a criar a calamidade mediante sua obstinada recusa para ampliar a provisão de dinheiro e sua trágica falta de imaginação e experimentação".


A revista sustentou que "em Washington, Bernanke estava decidido a não ser aquele que presidiria o Fed durante a segunda versão da Grande Depressão".


"Por isso quando a turbulência dos mercados imobiliários fez metástase na pior crise financeira global em mais de 75 anos, (Bernanke) buscou trilhões de dólares e os jogou sobre a economia", acrescenta.


No ano passado, a "personalidade do ano" escolhida pela "Time" foi o então presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama e, em 2007, o reconhecimento foi concedido ao então primeiro-ministro da Rússia, Vladimir Putin.

C/ informações EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!