segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Vale aguarda melhor momento para negociar minério

O presidente da Vale, Roger Agnelli, afirmou nesta segunda-feira (14) que existe uma "tendência de alta" no preço do minério de ferro para 2010. Mas não fez previsões sobre o aumento. Segundo ele, a demanda pelo insumo "está forte" e a mineradora aguarda o melhor momento para começar a negociar com seus clientes o preço de referência para 2010.

Para Agnelli, não há motivos para que a Vale acelere o início das negociações com os clientes. "Você tem contratos que valem até abril. Não tem porque querer acelerar a negociação. Tem que ser com calma", afirmou.
O presidente da mineradora lembrou que já existe um consenso no mercado em torno de um aumento no preço do minério de ferro. Os analistas do setor projetam um reajuste entre 10% e 20% em 2010. "Acho que tem demanda, mas evidentemente os clientes não querem (a alta)", disse o executivo.

A negociação com a China é considerada relevante pelo executivo, que lembra que o país consome 50% do minério de ferro negociado no mundo. "Em qualquer hipótese, temos de sentar e conversar com os chineses". Em 2009, o país foi o único a não aceitar oficialmente o acordo da Vale que reduziu em 28% o preço do minério.
C/ o Portal Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!