segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Serra contracena com Schwarzenegger em Copenhague


Os fabricantes brasileiros de etanol vão se voltar para um aliado de peso nas conversações sobre clima em Copenhague, na Dinamarca, a fim de promover o uso do biocombustível produzido a partir da cana: o governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger.

O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), encabeça uma delegação que divulgará o etanol como alternativa menos poluente à gasolina na reunião de cúpula da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre clima.

São Paulo, o maior estado brasileiro produtor de etanol, com 60% das ações, vai mostrar esta semana a Schwarzenegger e aos mandatários de outros países como as novas normas estão reduzindo as emissões geradas pela produção do biocombustível.

Os importadores de etanol, como a Suécia, o segundo maior consumidor europeu do biocombustível, pressionaram as usinas brasileiras a mostrar que suas operações não são prejudiciais ao meio ambiente.

O Brasil é o maior produtor mundial de cana-de- açúcar e o maior exportador mundial de etanol. A Cosan, maior processadora brasileira de cana- de-açúcar, tem 21 de suas 23 usinas sediadas no estado de São Paulo.

Schwarzenegger vem liderando os esforços destinados a controlar as emissões de gases do efeito estufa, responsabilizados pelo aquecimento global, ao apoiar regulamentações climáticas como forma de tornar a Califórnia, o estado mais populoso dos Estados Unidos, uma economia de baixo consumo de carbono e de estimular os investimentos.

C/ o Jornal do Comércio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!