sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Filho de Sarney desiste de censura contra o Estadão

O empresário Fernando Sarney, filho do presidente do Senado, José Sarney,(PMDB-AP), anunciou nesta sexta-feira( 18), que enviará pedido de desistência de ação que move contra o jornal O Estado de S.Paulo.

O processo, que tramita no Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA) impedia o jornal de publicar reportagens sobre as investigações da Operação Facktor, antes conhecida como Boi Barrica, da Polícia Federal.

Leia a íntegra da nota divulgada nesta sexta.

"Nota à Imprensa

Encaminhei à Justiça de Brasília desistência da ação que movo contra o Jornal O Estado de São Paulo.

A ação foi necessária para defesa de meus direitos individuais protegidos pela Constituição e sob tutela do segredo de Justiça, reconhecidos pelo Supremo Tribunal Federal. Infelizmente este meu gesto individual de cidadão teve, independente de minha vontade, interpretação equívoca de restringir a liberdade de imprensa, o que jamais poderia ser meu objetivo. Para reafirmar esta minha convicção e jamais restar qualquer dúvida sobre ela, resolvi tomar esta atitude, considerando que a Liberdade de Imprensa é um patrimônio da democracia e que jamais tive desejo de fazer qualquer censura a seu exercício.

Fernando Sarney

C/ informações do portal Estado

O Blog: A censura ao Grupo Estado completa 140 dias nesta sexta-feira (18). As denúncias contra o clã Sarney renderam ao jornal, O Estado de S. Paulo, o Prêmio Esso de Reportagem de 2009, para repórteres entre os quais figura o capixaba Rodrigo Rangel ( veja post no blog). O grupo Estado chegou a perder recurso no STF para derrubar a imposição do filho de Sarney.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!