domingo, 13 de dezembro de 2009

A volta de Cabrera Infante

A crítica do portal Estado anuncia neste domingo (13) a volta triunfal de Guillermo Cabrera Infante (1929-2005), o mais obstinado opositor de Fidel Castro. Seu primeiro romance, Três Tristes Tigres (1964), obra-prima irreverente e revolucionária está sendo relançado pela editora José Olympio (trad. de Luis Carlos Cabral, 518 págs., R$ 69).
Três Tristes Tigres, já foi comparado mais de uma vez, com justa razão, ao Ulisses de Joyce.
Em Cuba, Infante se envolveu em atividades clandestinas contra a ditadura de Fulgêncio Batista. Depois, ocupou cargos quando a revolução castrista vingou, em 1959, como a direção do Instituto de Cinema de Cuba, foi chefe do Conselho Nacional de Cultura e escreveu uma novela, Ela Cantava Boleros, mais tarde transformada em Três Tristes Tigres.
Em 1965, com 36 anos, por discordar do regime, saiu com as filhas para Madri.
Em Três Tristes Tigres, ele começa com um mestre de cerimônias apresentando, no cabaré Tropicana, o espetáculo Going to Brazil, terra da "felichidade" e de Carmen Miranda. O restante, cabe ao leitor conferir.
C/ o portal Estado
O blog: Eu estava no metrô, em Paris, e a moça ao lado lia "Mea Cuba". Comprei um exemplar, de volta ao Brasil. Às vezes me pego lendo Cabrera Infante- que me foi apresentado a partir dali. Seu conhecimento sobre cinema e a maneira como despe os ícones- não só de Cuba, mas de todo o mundo- fascinam. Um radical? Vejo nele um homem coerente com suas idéias, embora nem tudo o que diz sobre Cuba me agrade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!