sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Voluntários? Facebook mostra médicos de Porto Rico se divertindo no Haiti

O presidente do Senado de Porto Rico, Thomas Rivera Schatz,  nesta sexta-feira (29), declarou sua revolta por algumas fotos consideradas por ele "brutais e insensíveis" em que aparecem médicos porto-riquenho, enviados ao Haiti, bebendo, fumando e com armas de fogo.

As imagens, sob o título "Humilde exposição das fotografias dos infortúnios do Haiti", foram divulgadas através do Facebook, e depois em todos os meios de comunicação digitais de Porto Rico.

As fotos mostram médicos pertencentes ao grupo "Save Haiti", levantando copos e garrafas de vinho e uísque. E outros, empunhando armas fornecidas pelos soldados dominicanos.

Um dos médicos mostra uma serra com a qual deve realizar uma amputação. Aparecem também haitianos  com a mutilação de alguns dos seus membros, segundo relata El Mundo.

Schatz disse que estava envergonhado por essas imagens dos médicos que, em um número de 170, viajaram até a fronteira entre a República Dominicana e o Haiti para ajudar às vítimas do terremoto no dia 12, sob a coordenação do Senado porto-riquenho.

"Vamos buscar o nome, endereço e números de telefones dos médicos que aparecem nas fotos, que são brutais e insensíveis e vamos divulgar na imprensa para que eles possam se explicar ", disse o senador.

Schatz também anunciou que executa as providências necessárias para que o governo dominicano identifique os militares responsáveis pelo fornecimento de armas aos médicos.

O presidente do Colégio de Médicos e Cirurgiões de Porto Rico, Eduardo Ibarra, informou que o Comitê de Ética da organização estuda medidas contra os médicos que aparecem nas fotos, que viajaram ao Haiti como voluntários com a intenção de ajudar as pessoas. "É muito triste o que está acontecendo e os danos que isso possa causar a Porto Rico no exterior" comentou Ibarra.

C/ El Mundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!