terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Vitória e Campos dos Goytacazes terão varas federais virtuais em fevereiro

No  dia 1 de fevereiro, segunda-feira, a 1ª e 2ª Vara Federal de Campos dos Goytacazes, região norte-fluminense, e a 3ª Vara Federal Cível de Vitória, no Espírito Santo, serão transformadas em varas eletrônicas.

A partir da data, da petição inicial à sentença, todos os documentos juntados aos processos distribuídos para essas três unidades da Justiça Federal serão digitalizados e ficarão imediatamente disponíveis para consulta na página da Seção Judiciária do Rio de Janeiro (www.jfrj.jus.br) e na página da Seção Judiciária do Espírito Santo (http://www.jfes.jus.br/).

Até agora, cerca de 65% dos 127 órgãos jurisdicionais da 2ª Região (incluindo varas, juizados e turmas recursais do Rio de Janeiro e do Espírito Santo) já são digitais. Com a inclusão de Campos dos Goytacazes e Vitória no projeto, o Judiciário Federal fluminense e capixaba cumpre mais uma etapa do seu cronograma para a virtualização, que será concluído em julho deste ano.

Com a criação de varas e juizados eletrônicos, os processos podem ser consultados na íntegra pela internet. Na justiça virtual os procedimentos cartorários são simplificados, os servidores podem ser realocados das tarefas burocráticas para atividades processuais mais técnicas e a consulta pela rede pode ser feita simultaneamente pelas partes, eliminando a necessidade de prazos individuais para vistas de cada interessado. 

Atualmente, nas varas eletrônicas, o advogado preenche um cadastro e, partir daí, já pode protocolizar pela internet pedidos referentes a processos em andamento. Por enquanto, as petições iniciais devem ser apresentadas em papel, mas após aentrega, os documentos são digitalizados. O cadastramento permite ao advogado acessar na página da Justiça Federal a consulta a todas as peças do processo.

C/ o TRF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!