quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Vale pode melhorar relação com o Governo

A decisão da Vale de comprar os ativos de fertilizantes da Bunge no Brasil deve ser bem vista pelo governo e pode até melhorar a relação entre a mineradora e a cúpula de Brasília, de acordo com os analistas da corretora Brascan.

O presidente Lula tem feito sucessivas cobranças públicas de maior investimentos da mineradora no país. O governo também não esconde que gostaria de reduzir a dependência das importações de insumos de fertilizantes. Após a operação, a Vale, sinalizou que toda a produção do segmento será prioritariamente destinada ao Brasil e que deve fazer novos investimentos na área.

A corretora observa ainda que um dos riscos que a Vale. pode enfrentar em 2010 decorre justamente de possíveis pressões governamentais que podem levar a quedas no retorno dos acionistas, caso haja de fato alguma interferência política nas operações da mineradora. É importante lembrar que a conclusão das operações ainda depende da aprovação de órgãos governamentais.

Para os analistas da Brascan, a compra realizada pela Vale não deve ser uma ação isolada. Um possível alvo apontado pela corretora para ampliar a atuação da mineradora no segmento de fertilizantes é a inglesa Anglo American, que está à procura de compradores para sua unidade de fertilizantes no Brasil, a Copebrás.

C/ o portal Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!