quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Lula vai pedir a Sarney que acelere votação do pré-sal

As prioridades para o fim de governo são os projetos de lei do pré-sal para os quais o presidente pode requerer a tramitação de regime de urgência para que a votação no Congresso seja concluída ainda no primeiro semestre, segundo o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha.

Lula conversará com o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e com o líder do governo na Casa, Romero Jucá, para avaliar a questão. "Está na hora de votar, não podemos paralisar essas votações por causa de disputas regionais", afirmou o ministro Padilha, autor da informação.

Tanto o novo  líder do Governo na Câmara, Cândido Vaccarezza, quanto os demais líderes governistas terão como principal desafio harmonizar as bancadas aliadas na Câmara e no Senado, para votar o substitutivo do deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) que trata da distribuição dos royalties do petróleo.

Esse tem sido o maior empecilho na votação dos demais projetos que regulamentam a exploração do óleo na camada pré-sal.

"Antes de disputar o tamanho do pirão (a parte do alimento que caberá a cada um), tem que pescar o peixe para fazer o pirão", destacou Padilha, ao comentar a disputa travada entre os governadores de estados produtores ( Rio e Espírito Santo) e não produtores de petróleo sobre a partilha dos royalties.

C/ Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!