segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

S. Paulo em 15 anos será mais rica que Paris e Londres

Um estudo da consultoria inglesa PricewaterhouseCoopers, obtido com exclusividade por EXAME, que projetou a população e a renda de algumas das principais metrópoles do mundo para o ano de 2025, mostra que São Paulo ganhará 2,1 milhões de habitantes nos próximos 15 anos e atingirá a cifra de 21,4 milhões de pessoas.

No mesmo período, a região vai praticamente dobrar o PIB para 782 bilhões de dólares em paridade de poder de compra, o que a colocará na posição de sexta metrópole mais rica do mundo - quatro colocações acima da atual.

O mais importante é a maneira como essa riqueza deve se distribuir.

Na perspectiva dos consultores da PricewaterhouseCoopers está o substancial aumento do número de pessoas com renda per capita acima de 4 500 reais por mês, a faixa mais alta analisada na pesquisa. A consultoria estima que São Paulo tenha atualmente 4,5 milhões de pessoas nessa categoria.

Em 2025, serão 9,5 milhões de habitantes na mesma situação. São Paulo contará, então, com mais gente com esse potencial de consumo do que Paris e Londres, duas das mais ricas e sofisticadas capitais do mundo.

É claro que a maior cidade brasileira continuará tendo mais pobres que Paris -- que, estatisticamente, já não tem população de baixa renda, situação atual de 22% dos paulistanos.

De qualquer forma, se as projeções da PwC se confirmarem, os próximos anos serão marcados por uma intensa mobilidade social na região.
C/ o portal Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!