terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Aviso da Veja: ' Abra o olho para 'retweet" falso'


Há poucos dias, uma mensagem postada no Twitter atribuída a William Bonner, do Jornal Nacional, afirmava que o cantor Dinho Ouro Preto, vocalista da banda Capital Inicial, havia morrido. Não demorou para que a informação se alastrasse pela rede de microblogs.

O assunto só arrefeceu quando a assessoria de imprensa do Capital Inicial emitiu uma nota desmentindo a morte do cantor. Bonner, Dinho, milhares de usuários do Twitter e a verdade foram vítimas do mau uso de uma prática comum da ferramenta, conhecida como "retweet".

Funciona assim: ao digitar uma mensagem ("tweet") a partir de seu próprio perfil, um usuário acrescenta as letras RT (de "retweet") seguidas do nome de outro usuário - @realwbonner, por exemplo. A seguir, escreve um texto, atribuindo-o a este usuário. Ocorre que, como no caso da "morte" de Dinho, muitas vezes as mensagens atribuídas a terceiros são falsas.

Na tentativa de desfazer a confusão, Bonner se manifestou. "Alguém criou um boato e atribuiu a mim, como se fosse um RT. Os mais ligados já viram que a minha timeline não tem a mensagem. Cuidado", escreveu pelo próprio Twitter.

Por fim emendou outro texto, que trata da gravidade do problema: "Quem se responsabiliza pelos danos que uma irresponsabilidade dessas possa provocar?"

Segundo o advogado Rony Vainzof, sócio da Opice Blum e professor de direito eletrônico da Universidade Mackenzie, o usuário responsável por disseminar a mentira pode ser processado judicialmente; o Twitter, por sua vez, deve ser notificado para tirar a mensagem do ar.

Se o microblog não o fizer, também pode responder a processo. O especialista explica, no entanto, que a ferramenta não tem obrigação de evitar a propagação de mentiras e nem de fazer monitoramento prévio.

(Do portal Veja on line)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!