segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Força-tarefa desmonta fraude de vistos para os EUA

Autoridades brasileiras e norte-americanas desmantelaram, nesta segunda-feira (7), uma quadrilha internacional que fraudava o sistema de concessão de vistos para trabalho temporário nos Estados Unidos (visto H2B) desde 2002.

Onze pessoas foram presas em quatro estados brasileiros — São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina. Em Mato Grosso, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão. Nos EUA, foram feitas buscas por provas. Os detidos são acusados de formação de quadrilha e estelionato. Há, ainda, indícios de lavagem de dinheiro.

Pelo menos 4.500 brasileiros foram vítimas do esquema que prometia colocação no mercado de trabalho americano mediante o pagamento de até 15 mil dólares. A estimativa é que o grupo tenha arrecadado 90 milhões de reais em 7 anos, em um dos maiores casos de fraude de vistos da história dos Estados Unidos.

A quadrilha foi desmantelada por uma força-tarefa composta pelas secretarias de Segurança Pública dos estados envolvidos, ministérios públicos e poderes Judiciários estaduais, Consulado dos EUA, Receita Federal e Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo.

C/ o Consultor Jurídico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!