A Oi anunciou neste sábado (12) a oferta do novo serviço. De acordo com o gerente de interatividade da empresa, Sérgio Messiano, a intenção da operadora é possibilitar a utilização do torpedo mesmo quando o cliente pré-pago não tem crédito. “É comum o cliente ficar sem saldo, seja por um imprevisto seja porque atinge o limite de sua capacidade de compra”, afirma.
Embora não tenha um serviço de torpedos a cobrar, a Vivo também possui uma solução de envio de mensagens para clientes com celular pré-pago que estejam sem crédito, que consiste no envio de um texto padrão, a custo zero, que pede ao destinatário que ligue para o número que enviou a mensagem.
Chamado de “Vivo me liga”, o serviço foi lançado em abril e já teve picos de 4 milhões de mensagens por dia.
De acordo com a consultoria Yankee Group, especializada em telecomunicação, o Brasil tem 82 milhões de usuários do serviço de mensagens de texto. “Isso corresponde a 48% do total de linhas de celular no Brasil”, afirma Júlio Püschel, analista sênior da consultoria.
A pesquisa também mostrou que a maior parte dos usuários do serviço é de jovens. Entre a faixa de 14 anos a 17 anos, 91% utilizam SMS. A menor taxa de utilização, de 45% pertence à faixa entre 50 anos e 65 anos.
Estudos mostram que são enviadas em média 11 mensagens por aparelho celular a cada mês no País. O índice fica abaixo do líder mundial em envio de torpedos, os Estados Unidos, que têm uma média de 388 mensagens.
Messiano, da Oi, acredita que o brasileiro ainda está aprendendo a utilizar o serviço de SMS. “Já começamos a ver as pessoas com mais idade usando esse serviço, até porque foram aprendendo com os mais novos.”
C/ o Jornal da Tarde
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