quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Dois fronts na briga dos royalties do petróleo

Os defensores dos estados produtores de petróleo trabalham agora em duas frentes para evitar que seja aprovada na semana que vem a proposta de Ibsen Pinheiro sobre a partilha.
Ibsen quer que os royalties - ou seja, a verba que as empresas pagam pelo direito de explorar os campos de petróleo - sejam distribuídos por todos os estados e municípios, sem qualquer privilégio para os estados fronteiriços.
Para tentar barrar a medida, que afetaria inclusive os campos que já produzem, os parlamentares e governadores do Rio de Janeiro e dos Espírito Santo querem primeiro que os deputados não tenham de votá-la nominalmente. Acreditam que a maioria dos parlamentares pode aceitar barrar a proposta sem o peso de serem acusados pessoalmente de “trair” seus estados.
Se a tática não der certo, toda a atenção será voltada para Lula, que tem o poder de vetar a mudança. Como argumento, os fluminenses alegam que a proposta acabaria com as receitas do estado, já que atinge inclusive os poços em produção, e obrigaria inclusive a União a abrir mão de 15 bilhões de reais, parte da dívida do estado que está garantida por receitas futuras de royalties.
(Por Lauro Jardim/ Veja on line)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!