sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Adivinhe quem assombra o mundo?

(Lula e Zapatero no momento da escolha da sede olímpica)

El País Semanal, o principal portal da Espanha, oferece neste domingo (13) a edição especial com "Os Cem do Ano". Homens e mulheres iberoamericanos que marcaram 2009. Retratados por Mariano Rajoy, Javier Solana, Lydia Cacho, Bigas Luna, Tom Ford, Vicente del Bosque e 91 outros.
Sexta -feira (11), o portal antecipou o perfil do presidente do Brasil, Lula, escolhido "Personagem do Ano 2009", escrito pelo presidente da Espanha, José Luis Rodriguez Zapatero.
Com o título, "O Homem que assombra o mundo", Zapatero afirma que "Lula é um homem cabal e tenaz" por quem sente uma profunda admiração. E diz ter conhecido o presidente brasileiro em 2004, durante a campanha contra fome organizada pela ONU.
No artigo, Zapatero se desmancha em elogios a Lula ao considerar que " da mão desse homem, seguindo o caminho aberto por seu antecessor na presidência, Fernando Henrique Cardoso, o Brasil, em apenas 16 anos, deixou de ser o país de um futuro que nunca chegava para converter-se numa realidade com um brilhante porvir e uma projeção global e regional cada vez mais relevantes".
"Por fim, o mundo se deu conta de que Brasil é muitíssimo mais que Carnaval, futebol e praias. É um dos países emergentes que conta com uma democracia consolidada, e está fadado a desempenhar, nas décadas seguintes, uma crescente liderança política e econômica no mundo, tal e como já vem fazendo na América Latina com notável acerto".
Zapatero ressalta que o Brasil ocupará em breve um lugar no Conselho de Segurança da Onu, está a ponto de se converter em uma potência energética e em 2014 abrigará o Campeonato Mundial de Futebol.
" Quando nos vimos em outubro em Copenhague, Lula chorava de felicidade, como um menino grande, porque o Rio de Janeiro acabara de ser eleito sede dos Jogos Olímpicos de 2016. A euforia que o dominava impediu que tivesse tempo para me consolar porque Madri não havia sido eleita e nos unirmos num abraços".
" A mim, não me estranha nada que este homem assombre o mundo" conclui José Luis Rodríguez Zapatero, presidente da Espanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!