sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Prêmio Nobel da Paz: filhas cumprimentaram Obama na cama


O Blog da Casa Branca, nesta sexta-feira (9), relata a surpresa do presidente Barack Obama, ao receber a notícia que abalou o mundo, gerando desde cedo manifestações de aprovação e protesto em vários continentes. Confira o post:
"Em reação à notícia esta manhã de que havia conquistado o Prêmio Nobel da Paz, o presidente adotou um tom de humildade e reconheceu que o prêmio foi uma homenagem a uma visão do que está por vir:
- Bom dia. Bem, isto não é como eu esperava para acordar esta manhã. Depois que recebi a notícia, Malia entrou e disse: "Papai, você ganhou o Prêmio Nobel da Paz, e é aniversário do Bo!" ( o cãozinho das crianças) E Sasha, em seguida, acrescentou: "Além disso, temos um período de três dias do fim de semana chegando." Então, é bom ter filhos para manter as coisas em perspectiva.
Estou surpreso e profundamente humilde em relação à decisão do Comitê Nobel. Deixe-me ser claro: eu não vejo isso como um reconhecimento das minhas próprias realizações, mas sim como uma afirmação da liderança norte-americana, em nome das aspirações realizadas por pessoas em todas as nações.
Para ser honesto, eu não sinto que eu mereça estar na companhia de muitos dos valores de transformação, que foram honrados por este prêmio - homens e mulheres que me inspiraram e inspiram todo o mundo através de sua luta corajosa pela paz.
Mas sei também que este prêmio reflete o tipo de mundo que os homens e mulheres, e todos os americanos, querem construir - um mundo que dá vida às promessas contidas nos documentos da nossa fundação. E eu sei que ao longo da história, o Nobel da Paz não tem sido utilizado apenas para honrar realizações específicas, também tem sido utilizado como um meio para dar impulso a um conjunto de causas. E é por isso que vou aceitar esse prêmio como uma chamada à ação - uma chamada a todas as nações para que enfrentem os desafios comuns do século 21."



C/ informações do site da Casa Branca.

Um comentário:

  1. Poder mundial da paz

    O Nobel é um prêmio importante, sem dúvida. Mas a paz continua sendo difícil de alcançar por razão das tantas diferenças políticas, económicas e religiosas. Estas causam conflitos e até guerras. Ourto elemento é o desejo de alguns (países/economias/religiões) de dominar os outros por considerarem superiores.

    A paz requer solidariedade. No mundo atual não existe nenhum poder digno de se chamar superior para impor-se aos outros.

    Por que não instalar o poder mundial da paz? Um poder que trata todos de maneira justa e sem discriminação e desigualdade.

    Um poder que se baseia nos valores humanos e que aspira ao summum bonum ou o bem supremo comum a todos.

    O sistema econômico atual mostra claramente que não trata todos de maneira igual e justa. Os sistemas políticos estão amplamente subjugados às regras e aos caprichos da economia,sendo, por conseguinte, dirigidos pelas mesmas leis.

    Muitas religiões também intentam dominar ou discriminar na base das suas regras.

    Somente a paz é o poder capaz de fazer este mundo justo e honesto para todos. A paz é a aplicação e o respeito dos valores humanos ou da humanidade.

    Valores humanos comuns a todos os membros da espécie humana sem distinção de país, raça, cultura, ideologia, sistema político e econômico, religião... Muitas religiões referem-se ao seus livros sagrados.

    Muitos políticos referem-se a suas ideias como algo que vêm como sagrado também. Sagrado deve ver-se como sendo respeitar a paz.

    A paz como sendo o respeito dos valores humanos deveria promover-se a uma escala muito mais vasta e mundial do que atualmente é o caso. Deveria derrubar todas as barreiras e fronteiras.

    Somente o poder mundial da paz é capaz de reanimar esse mundo em agonia e de terminar para sempre esse desperdício horrível e vergonhoso de capitais na dominação e na resistência.

    A paz mundial requer unidade e teme a dominação.

    Mais sobre essas ideias em www.danellandia.org.

    ResponderExcluir

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!