quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Desenvolvimento financeiro: Brasil sobe no ranking do Fórum Econômico Mundial

O Brasil subiu seis posições no ranking do Fórum Econômico Mundial conforme divulga nesta quinta-feira (8) o Relatório de Desenvolvimento Financeiro do WEF- sigla em inglês do Fórum. Devido à boa reação perante a recessão, o país subiu do 40º, em 2008, para o 34º lugar no ranking este ano.

O estudo analisa o desempenho dos 55 maiores mercados de capitais e sistemas financeiros do planeta. Com os efeitos negativos causados pela crise sobre a Europa, tanto a Alemanha quanto a França deixaram o grupo dos dez primeiros colocados.
Com uma recessão grave e desemprego a 9,8%, os Estados Unidos perderam a 1ª colocação para o Reino Unido caiu para o 3º lugar.
A Austrália, que elevou os juros nesta semana porque o aquecimento da economia não foi expressivamente abalado pela crise, saltou da 11ª posição para a 2ª. A queda forte do nível de atividade levou o Japão do 4º para o 9º lugar. O Canadá, outro país desenvolvido, caiu de 5º para 6º.

Além do Brasil, outros países emergentes apresentaram evolução no ranking. Cingapura, por exemplo, subiu de 10º para 4º lugar.

O ranking avalia cerca de 120 tópicos nos países analisados, entre eles ambiente institucional e de negócios, estabilidade financeira e dimensão do mercado de capitais.

No caso do Brasil, alguns fatores contribuíram para levá-lo à 34ª posição. Destaque para a primeira posição no quesito relativo ao poder de supervisão financeira e o terceiro posto na variável estabilidade da moeda.
A força do sistema financeiro nacional levou o país à 25ª posição no item estabilidade do sistema financeiro.

Contudo, o estudo apontou que o Brasil apresenta pontos vulneráveis, como o fraco desempenho em áreas relacionadas a temais regulatórios e legais e o ineficiente sistema tributário, que prejudica a evolução dos investimentos no país.

C/ Veja on line.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!