domingo, 4 de outubro de 2009

Adeus Mercedes Sosa!






Nesta segunda-feira (5), os restos mortais de Mercedes Sosa serão cremados no Cemitério de Chacarita em uma cerimônia íntima.

A "Negra", como era tratada em seu país a cantora nascida na província argentina de Tucuman, está sendo velada desde as 12 horas deste domingo (4) no Salão dos Passos Perdidos do Congresso Nacional, onde milhares de pessoas fazem fila para o adeus à dona da voz mais amada da América Latina.


Aos 74 anos, após vários dias em estado crítico, Mercedes Sosa morreu no Sanatório de Trinidad onde estava internada desde 18 de setembro, vítima de um problema hepático que afetava os rins e pulmões.

A "Negra" se foi às 5h15 da manhã. Sua morte não surpreendeu ninguém, mas angustiou a todos. Os argentinos acordaram com a triste notícia. Seu filho Fabián Matus, porém, lembra que ela viveu plenamente seus 74 anos e fez praticamente tudo o que queria.

Mercedes Sosa lançou este ano "Cantora", um disco duplo com dvd que rapidamente ocupou os primeiros lugares nas paradas e recebeu três indicações aos prêmios Grammy. Neste trabalho gravou canções com os músicos mais reconhecidos da cena ibero-americana, como Joan Manuel Serrat, Luis Alberto Spinetta, Caetano Veloso, Shakira, Gustavo Cerati, Charly García, Calle 13 e Joaquín Sabina.

A cantora, um ícone da canção latino- americana e famosa em todo o mundo por sua inconfundível voz, contava com mais de 40 anos de carreira e quarenta álbuns editados.

A partir dos anos 70, ameaçada por sua militância comunista, Mercedes alcançou projeção internacional ao exilar-se na Europa. Voltou à Argentina junto com a democracia, feliz por ver que não havia sido esquecida por sua gente.

Prova disso foram as treze apresentações que fez, ao chegar, no Teatro Ópera. A partir dali ampliou seus horizontes além da cena folclórica e se acercou de músicos ligados ao rock como Charly García e León Gieco.


Essa abertura a acompanhou até os últimos dias, assim como os amigos de toda a vida e o carinho da gente que a recordará para sempre.


C/ o portal argentino Clarín.

O Blog: O vídeo deste post foi gravado em 1986, pela TV Globo. Reúne Mercedes, Chico Buarque, Gal Costa, Caetano e Milton Nascimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!