Com Lula no seu encalço, a Vale cuidou de divulgar nota de esclarecimento informando que o contrato que fechou com a transportadora sul-coreana STX Pan Ocean é de afretamento de navios e não de compra de embarcações.
Explica que o contrato está alinhado com a política da companhia de estabelecer um portfólio de fretes que dê competitividade "no mercado transoceânico, em especial a China, no médio e longo prazos, ajudando no desempenho da balança comercial".
A Vale também informou na nota que aguarda a finalização do processo de licitação aberto junto aos estaleiros nacionais para a construção de navios no Brasil.
No dia 22 de setembro, a empresa coreana anunciou ter fechado com a Vale um contrato de 25 anos para o transporte de minério de ferro da China para o Brasil. O valor do contrato era estimado em cerca de US$ 5,84 bilhões ou 7,06 trilhões de wons, segundo a agência de notícias
Dow Jones.
C/ o portal Exame
O Blog: O presidente da Vale, Roger Agnelli, sofre pressão por parte do Governo brasileiro porque não investe em compras nos estaleiros nacionais. Recentemente, foi advertido em público por Lula (veja posts neste blog) e essa seria uma das razões que motivam o presidente da República a querer afastá-lo da direção da companhia.
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