quinta-feira, 3 de junho de 2010

Senado promove o poeta Vinícius de Moraes a ministro, em homenagem post mortem


O Senado aprovou o projeto de lei do Executivo que promove post mortem o poeta Vinícius de Moraes a ministro de primeira classe da carreira de diplomata, assegurando aos seus atuais dependentes os benefícios da pensão correspondente ao cargo. A matéria será encaminhada à sanção.
Segundo José Castello, autor de Vinícius de Moraes - O poeta da paixão, Vinícius ingressou na carreira diplomática em 1943. Em 1946, assumiu o posto de vice-cônsul do Brasil em Los Angeles, nos EUA. Em 1964, com o golpe militar,  voltou ao país. Em 1969, foi exonerado do Itamaraty.

Morreu no dia 9 de julho de 1980, de edema pulmonar. No dia 8 de setembro de 2006, Vinícius foi reintegrado post mortem aos quadros do Ministério das Relações Exteriores, ocasião em que foi inaugurado o Espaço Vinícius de Moraes no Palácio Itamaraty, situado no Rio de Janeiro. (Com Agência Senado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!