segunda-feira, 31 de maio de 2010

A coca boliviana entra na disputa eleitoral brasileira, diz El País

"José Serra, o principal candidato da oposição à sucessão do carismático presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, levantou um conflito diplomático ao afirmar que quase a totalidade da cocaína consumida no Brasil chega da Bolívia e acusar ao presidente daquele país, Evo Morales, de cumplicidade", diz matéria de Juan Árias, correspondente do El País no Brasil, nesta segunda-feira (31).

A reportagem destaca entrevista de Serra, candidato do PSDB, à imprensa, na qual afirma que 90% da cocaína consumida no Brasil é exportada pela Bolívia, ao mesmo tempo que indaga se isso seria possível, na opinião dos repórteres, sem que houvesse a cumplicidade do governo boliviano. Em seguida, relata que Serra repetiu a acusação várias vezes, o que criou um clima de mal-estar para a diplomacia dos dois países.

Segundo El País, nos círculos diplomáticos brasileiros se afirma que as acusações de Serra a um governo cujo presidente é grande amigo de Lula formam parte de uma ofensiva do líder opositor contra a política externa do Executivo brasileiro, ao considerar que o seu mandatário não levanta a voz contra governos que pisoteiam os direitos humanos e os que se dizem amigos, como Cuba, Venezuela e Irã.

"O governo de Lula insiste em que a Bolívia e o Brasil lutam de forma conjunta para combater o tráfico de drogas.Serra que foi ministro da Saúde voltou a assinalar a responsabilidade pela cocaína exportada para o Brasil e que é a base para a produção de crack, uma nova praga cujo crescimento preocupa as autoridades", comenta Árias, acrescentando uma experiência pessoal:

- Segundo relatou a este jornal um taxista que vive em uma das favelas mais violentas do Rio, ali se pode ver meninos de cinco anos viciados em crack, arrastando-se como sonâmbulos pelas ruas da favela.

O programa de Serra prevê a criação de um Ministério dedicado exclusivamente ao problema da Segurança Pública. Segundo o candidato, o coração da violência no Brasil está no trafico de drogas cujo combate deve ser uma tarefa do Governo central. "Já que o Brasil não produz a droga, a responsabilidade de evitar sua entrada no país recai sobre o governo", afirma Serra. (Com informações do El País)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!