domingo, 30 de maio de 2010

Polícia Federal prepara um megaesquema de segurança para os candidatos à Presidência em 2010

A Polícia Federal prepara um megaesquema de segurança para atender os candidatos à Presidência nas eleições de 2010. O aparato terá 40 policiais fixos, designados pela Coordenação Geral de Defesa Institucional, em Brasília, e contará ainda com o apoio de policiais das 27 superintendências regionais, sempre que os candidatos se deslocarem de suas bases para fazer campanha no interior do país.

-Aguardamos as convenções para fazer o contato com os candidatos – diz o delegado Carlos Henrique Maia Barbosa, chefe da Divisão de Segurança de Dignitários, responsável pela coordenação de todo o aparato que será empregado na eleição.

Para garantir a normalidade das eleições, e a integridade física de quem irão proteger, os policiais fazem algumas exigências.

– Os candidatos devem se submeter às regras de segurança, abrir suas agendas e agir com o máximo de transparência – alerta Barbosa, que aguarda a realização das convenções partidárias, marcadas para junho, para fazer contato com os candidatos e suas assessorias.

O esquema já está azeitado e deverá entrar em campo a partir de 7 de julho. A PF tem a atribuição de organizar o esquema de segurança, mas os partidos podem aceitar ou não a companhia dos federais.

Caso não haja nenhuma desistência no meio do caminho, as eleições deste ano terão 12 presidenciáveis, e todos eles, sem exceção, podem requisitar a segurança da Polícia Federal, definida por legislação específica (lei 7474, de 1986). Uma das preocupações da polícia é com a temperatura das eleições deste ano – que promete ser uma das mais renhidas da história recente – as dimensões continentais do Brasil e a diversidade cultural do eleitorado, que reage de forma diferente em cada região.

O papel dos federais se encerra com o resultado final das eleições, no primeiro ou no segundo turno, mas pode se estender até o dia da posse, em 1º de janeiro de 2011. Depois, presidente eleito passa a ser protegido por militares das Forças Armadas, designados pelo Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República. (Com reportagem de Vasconcelos Quadros- Jornal do Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!