terça-feira, 1 de junho de 2010

Petrobras anuncia contratação de plataforma para piloto de Tupi Nordeste

A Petrobras anunciou hoje (1º) a assinatura de uma carta de intenção com a SBM Offshore N.V e a Queiroz Galvão Óleo e Gás para a construção de um navio-plataforma do tipo FPSO (que produz, processa, armazena e escoa petróleo) que vai operar no segundo projeto piloto na área de Tupi, na região do pré-sal da Bacia de Santos.

As informações da companhia indicam que o FPSO será instalado a 265 Km da costa, na área de Tupi Nordeste, e em águas de 2.130 metros de profundidade, a 18 quilômetros do poço descobridor de Tupi – onde está localizada a mega reserva de petróleo e a primeira a ser descoberta pela companhia, com estimativas de óleo recuperável de cerca de 5 a 8 bilhões de barris de óleo equivalente (petróleo e gás).

A empresa informou que a plataforma terá capacidade de produção de 120.000 barris de petróleo leve por dia e 5 milhões de metros cúbicos diários de gás. Será operada pelas empresas responsáveis pela construção e afretada ao Consórcio pelo período de 20 anos.

A Petrobras é a operadora do consórcio responsável pelo desenvolvimento do Bloco Bacia Marítima de Santos 11 (BM-S-11), com 65% de participação, em parceria com a BG E&P do Brasil Ltda. (25%) e a Petrogal Brasil/Galp Energia (10%). O cronograma do projeto prevê a entrega do FPSO 34 meses após a assinatura da Carta de Intenção. Os contratos serão assinados nos próximos dias. (C/ Agência Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!