A Espanha e o Brasil serão os países homenageados da França na próxima edição do Prêt-à-Porter, um dos maiores eventos mundiais do setor de vestuário e moda que ocorre anualmente em setembro, em Paris. Na homenagem ao Brasil, o Rio de Janeiro será destaque diante da força de seu mercado, mostrada na última edição da Fashion Rio e do Rio-à-Porter, que termina hoje (1º).
A afirmação é do presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira. Ele divulgou hoje o balanço da edição verão do Rio-à-Porter, salão de negócios realizado no Porto do Rio, em paralelo à Fashion Rio, dentro do calendário oficial de moda nacional.
Em função de acordo celebrado com o Pret-à-Porter da França, 11 marcas francesas tiveram suas coleções apresentadas no salão de negócios do Rio de Janeiro e mostraram interesse de fechar parcerias com a indústria da moda fluminense. No total, estiveram no evento compradores de 14 países.
Nos quatro dias do Rio-à-Porter, foram fechados R$ 927 milhões em vendas. "O resultado é importante para a produção local de vestuário", destacou Gouvêa Vieira. Foi um aumento de 70% em comparação a janeiro. Juntos, a Fashion Rio e o Rio-à-Porter atraíram um público de 90 mil visitantes. O número de compradores de outros estados cresceu 16% em relação à edição de janeiro, que expõe a moda outono-inverno.
O Rio de Janeiro foi preservado dos cortes de eventos efetuados pelos compradores estrangeiros em razão da crise econômica mundial, o que resulta em geração de empregos e de negócios, e aumento da confiança. (C/ Portal Exame)
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