segunda-feira, 31 de maio de 2010

Cineasta brasileira relata na web participação no comboio atacado por Israel

A cineasta e ativista brasileira Iara Lee estava a bordo de um dos barcos do comboio a caminho da Faixa de Gaza atacado nesta segunda-feira (10) por tropas israelenses, segundo relatos de amigos e posts dela na internet. Famosa ativista e com atuações anteriores no Oriente Médio, Lee escreveu um texto, publicado em 25 de maio em um blog, sobre os motivos que a levavam a participar da viagem.

No domingo, segundo uma amiga brasileira, ela relatou por telefone que estava bem, mas que o clima era tenso no navio por conta do cerco imposto por tropas israelenses. O perfil dela no site de relacionamentos Facebook tinha uma mensagem em que ela fala sobre a viagem.

"Frota da Liberdade a caminho de Gaza, já assediada por navios e helicópteros israelenses enquanto em águas internacionais. Se Israel nos prender a todos, façam barulho!"

Iara Lee é uma brasileira com ascendência coreana. Ativista e cineasta, ela é fundadora da Caipirinha Foundation, que apoia projetos a favor da paz e da justiça pelo mundo. Atualmente, ela participa de várias iniciativas sob a coordenação da rede "Cultures of resistance", segundo biografia publicada em seu perfil no Facebook.

Enquanto morava no Líbano em 2006, Iara presenciou o bombardeio de 34 dias ao país pelas tropas israelenses. Isso a instigou a militar pela paz no Oriente Médio. Em 2008, Iara viveu no Irã. Atualmente, ela trabalha no apoio a civis da Faixa de Gaza. (Com G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!