quinta-feira, 1 de outubro de 2009

As melhores fotos do mundo à sua disposição na web

World Press Photo , cujos prêmios são considerados uma das máximas distinções em fotojornalismo, estréia nesta quinta-feira (1º) na Rede e de maneira oficial todo o seu arquivo fotográfico que consta de mais de 10 000 fotos tomadas a partir de 1955, quando essa organização sem fins lucrativos começou a premiar as melhores fotografias publicadas na imprensa em todo o mundo.

Desde então, World Press Photo concedeu cerca de 2.100 prêmios a 1 372 fotógrafos de 79 nacionalidades. Entre as imagens desse arquivo estão as fotos do brasileiro Luiz Vasconcelos (2008); o inesquecível desafio na Praça da Paz Celestial, China, imortalizado por Charlie Cole (1989), e as crianças do Vietnã (1972), de Nick Ut ( confira pela ordem neste post).

Entre os fotógrafos brasileiros, destaca-se Sebastião Salgado.

A busca
que World Press Photo colocou à disposição dos internatutas permite que as fotos sejam filtradas por ano, por temática, por empresa e também por nome e nacionalidade dos fotógrafos.

Apesar dos anos que a organização tem dedicado ao projeto, o arquivo está incompleto e por isso pede coloboração aos usuários para ampliar informações e corrigir erros.

Sugestão deste Blog: Separe um tempo e faça uma viagem através dos momentos mais importantes da história da humanidade- a partir dos anos 50-com esses repórteres fotográficos.
http://www.worldpressphoto.org/

C/ WPP e El País

Um comentário:

  1. Ola,Maura.

    Sao fotos historicas dignas de um arquivo mesmo.Mas,olha so o que vi ontem,foi um povo fervorosamente afinado com esse regime(comunismo),todos pareciam estar bem com essa nova "ORDEM" comunista e eles nao sao tao comunistas assim...pois estao fazendo uns acordos com a Ibndia(agora),que e um pais Democrata,e estao pensando em fazer um mercado comum.Nossa,isso vai ser um baque na economia mundial,pois na India sao 1 bilhao e 100 milhoes,e na China 1 bilhao e 300 milhoes!Vai ser o maior mercado comum do mundo! Eu aposto aqui.Beijo grande.zenaide veloso.

    ResponderExcluir

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!