quinta-feira, 1 de outubro de 2009

PGR se assusta com posse de suplentes

Nesta quinta-feira, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, requereu à ministra Carmem Lúcia do STF o imediato exame do pedido de liminar feito por ele na Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 4307.

A ADI foi ajuizada contra a Emenda Constitucional que aumenta o número de vereadores em todo o país e que retroage os efeitos às eleições de 2008, ou seja, permite que suplentes tomem posse em processo eleitoral já encerrado.

Na petição enviada à Cármem Lúcia, que é relatora da ADI, o procurador-geral da República informa o agravamento do fatos que justificam o pedido de liminar.

Roberto Gurgel diz que há notícias de novas posses de vereadores, “com base precisamente na regra do art. 3º, I, da EC nº 58, sendo a última no sentido de que a Câmara Municipal de Conselheiro Pena, no Estado de Minas Gerais, empossou dois novos vereadores”.

Gurgel cita, ainda, o anúncio, pelos meios de comunicação, de que as regras da EC nº 58 têm sido executadas imediatamente em isolados municípios. “Logo, o impulso ganhará localidades mais extensas e populosas, com sério agravamento do estado de inconstitucionalidade.

C/a PGR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!