quinta-feira, 1 de outubro de 2009

O ES entre os motivos da irritação de Lula contra a Vale

O maior motivo da impaciência de Lula com a Vale é a demora na implantação de quatro usinas siderúrgicas, um investimento total de 17 bilhões de dólares.

Além do empreendimento no Pará, que ainda não saiu do papel, estão previstas siderúrgicas no Ceará (a obra está atrasada por causa de mudanças no projeto) e no Espírito Santo (o sócio majoritário, a chinesa Baosteel, desistiu da empreitada em janeiro).

No Rio de Janeiro, as obras da Companhia Siderúrgica do Atlântico estão em estágio mais avançado, mas a inauguração só deverá ocorrer em meados de 2010 -- mais de um ano depois do previsto.

"Eu disse ao Roger que era pra gente ter começado a construir essas siderúrgicas no auge da crise", afirmou o presidente. Lula também se mostrou indignado com a compra que a Vale fez, na China, de 12 navios para o transporte de minério, um negócio de 1,6 bilhão de dólares.

"Você vai comprar um pouco mais barato, mas está gerando emprego na China", reclamou Lula, num evento no estaleiro Atlântico Sul, em Recife.

Em sua defesa, a Vale argumenta que tentou fazer as encomendas no Brasil, mas não encontrou estaleiro capaz de atendê-las.

C/ o portal Exame.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!