segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Obama vai a Copenhague encarar Lula


A confirmação, nesta segunda- feira, pela Casa Branca, que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, irá a Copenhague, na Dinamarca, sexta-feira, para acompanhar o anúncio da cidade escolhida para sediar os Jogos Olímpicos de 2016, confirma que Lula enfrentará de cara o seu principal adversário.

A luta deve ser travada entre o Rio e Chicago, deixando de fora Tóquio e Madri. Até hoje, estava confirmada apenas a presença de Michelle Obama como representante do marido na cerimônia. O anúncio da Casa Branca não apenas surpreendeu a imprensa em todo o mundo, mas acrescentou mais glamour à disputa.
Obama, primeiro presidente dos Estados Unidos a comparecer pessoalmente a tal cerimônia, viaja acompanhado da primeira-dama americana. A delegação brasileira, além de Lula e Dona Mariza, contará com Pelé, o ex-presidente da FIFA João Havelange, e o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Nuzman.

Na semana passada, quando se encontraram na cidade americana de Pittsburgh, na reunião de cúpula do G20, Lula e Obama trocaram provocações bem-humoradas sobre a cidade com mais chances de sediar os Jogos.

Segundo o relato de Lula, Obama teria dito que, após o Brasil adquirir caças franceses em vez de americanos (a decisão final sobre a compra dos aviões ainda não foi anunciada), ele iria trabalhar com mais afinco pela vitória de Chicago.
O brasileiro teria retrucado: "Poderá ser a sua segunda derrota''.

Na coletiva, após o encerramento da cúpula do G20, Lula afirmou que o Rio pode não vencer. Caso isso aconteça, porém, “será a primeira vez que derrotam uma cidade sem explicações, porque a proposta do Rio é infinitamente melhor, os compromissos são muito grandes, feitos pela Prefeitura, Estado e União”.

C/ o portal BBC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!