sábado, 3 de outubro de 2009

Mais de 100 mil contra a censura em Roma


O centro de Roma parou na tarde deste sábado (3) quando mais de 100 mil pessoas se reuniram na Praça do Povo para protestar a favor da liberdade e contra os ataques do primeiro-ministro Sílvio Berlusconi ( foto) contra os meios de comunicação.
Na manifestação em favor da liberdade de imprensa na Itália, foram usadas bandeiras e camisetas, em meio a muitos cânticos. Chegar à praça foi difícil até mesmo de bicicleta, narra o portal espanhol El Mundo.
Um mar de italianos se mobilizou para dizer ao primeiro-ministro que o país quer a liberdade, de informar, sem coações." Sim à informação, não à mordaça" foi o lema da concentração convocada pela Federação de Imprensa da Itália (FNSI).
À concentração que começou às 15h30 se uniram representantes dos meios de comunicação, dos partidos politicos, da vida cultural e sindical da Itália. O ato se converteu em uma festa, com música incluída, e em uma demonstração de oposição popular ao atual chefe do executivo.
Entre os manifestantes se encontrava o escritor Roberto Saviano, ameaçado de morte pela máfia italiana, muito aplaudido pelos participantes. Ele foi um dos encarregados de usar a palavra:
"É bonito ver tantas caras juntas e tanto sol, para mim que não estou acostumado.Nesses dias, tenho falado muito da liberdade de imprensa. A liberdade de imprensa pela qual combatemos e a serenidade de poder trabalhar, de saber que se pode trabalhar sem esperar coações, sem esperar que tua vida privada seja utilizada como arma para te calar " declarou.
Na concentração que teve réplicas em outras cidades do país como Milão, se pode escutar o cântico 'Siamo tutti farabutti' ("Todos somos canalhas"), em referência à qualificação que o próprio primeiro ministro dedicou á profissão de jornalista em seus recentes pronunciamentos.
C/El Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!