sábado, 3 de outubro de 2009

Sapatos de plástico do Brasil mudaram o mundo


Um novo livro lançado na Grã-Bretanha, Fifty Shoes That Changed the World (Cinquenta Sapatos que Mudaram o Mundo, em tradução-livre) traz entre os ícones de maior sucesso no mundo as sandálias Melissa e os chinelos Havaianas.

Os modelos brasileiros aparecem em meio a outras criações famosas como o stiletto, a plataforma, os tênis All Star e as sapatilhas de balé.

A Melissa de plástico ganhou duas páginas: uma dedicada à colaboração com a estilista inglesa Vivienne Westwood, outra à sandália desenhada pela arquiteta iraquiana Zaha Hadid.
"Com suas silhuetas dinâmicas, cor intensa e logotipo exótico, esses sapato são de plástico sem se desculpar por isso, mas ao mesmo tempo maravilhosos e especiais", diz o livro sobre a Melissa.

"As qualidades de um material barato e transitório são celebradas ao invés de vergonhosamente disfarçadas."

O capítulo que fala dos chinelos de dedo diz que as Havaianas eram "o sapato ideal para explorar a abundância de borracha" no Brasil dos anos 60.
A plataforma criada por Salvatore Ferragamo para Carmem Miranda em 1939 também foi mencionada no livro lançado em parceria pelo Museu do Design de Londres e a Editora Conran Octopus.
C/ o portal BBC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!