terça-feira, 29 de setembro de 2009

Homofobia: cinco países ainda aplicam pena de morte

A ILGA, uma Associação Internacional representante de homossexuais, publica nesta terça-feira (29) a terceira edição de seu informe sobre a homofobia de Estado com a denúncia de que cinco países no mundo ainda castigam com pena de morte os homossexuais: Irã, Mauritânia, Arábia Saudita, Sudão, Iemen e zonas da Nigéria e Somália seguidoras do islamismo.

Com o Panamá, que suspendeu a condenação em 2008 e com Burundi, que pela primeira vez na história condena a homossexualidade em 2009, na atualidade são 80 os países em todo o mundo que têm leis homófobas promovidas pelo Estado: 72 países e 3 entidades (a Chipre turca, Gaza e as Ilhas Cook) castigam os adultos com a prisão, enquanto 5 países- citados no início deste post- aplicam a pena de morte.

O último, denunciado esta semana pela Anistia Internacional foi o estado de Aceh na Indonésia, que castiga com 100 chibatadas quem mantém relações homossexuais.

C/ El País.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!