terça-feira, 29 de setembro de 2009

Censura ao Estado completa dois meses

Nesta terça-feira ( 29) a censura imposta ao Grupo Estado (O Estado de S. Paulo e outros veículos) completa 6o dias.

A proibição teve origem quando o desembargador Dácio Vieira, em 31 de julho, como integrante do Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJ-DF), concedeu liminar ao empresário Fernando Sarney, filho do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), para proibir a divulgação de notícias sobre a Operação Boi Barrica, da Polícia Federal.

Nesta quarta-feira (30), o novo relator do caso, desembargador Lecir Manoel da Luz, deve se manifestar e pode suspender a censura.

Vieira foi afastado no último dia 15, atendendo a recurso encaminhado pelo Estado, mas a proibição permaneceu, em uma manobra jurídica contestada por diversos especialistas.

Organismos de defesa da liberdade de imprensa e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) cobram da Justiça a revisão imediata da decisão que censurou o Estado, considerada uma afronta aos direitos constitucionais do País, um retorno à repressão imposta pela ditadura e um risco para todos os órgãos de comunicação.

C/ o portal Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!