quarta-feira, 19 de agosto de 2009

PT racha no Senado por causa de Sarney


Esta quarta-feira (19) foi um dia de cão para a bancada do PT no Senado.

O partido rachou durante a reunião do Conselho de Ética que decidiu arquivar todos os processos contra o presidente José Sarney (PMDB-AP).

Aloizio Mercadante (SP), líder da bancada, que não aprovou os arquivamentos, colocou o cargo à disposição diante do desafio de substituir os suplentes Ideli Salvatti (PT-SC) e Delcídio Amaral (PT-MS) por Romero Jucá (PMDB-RR) e Roberto Cavalcanti (PTB-PB) da tropa de choque do Governo.


Antes da sessão do conselho, não estava claro se os dois senadores petistas, que concorrem a reeleição no ano que vem, votariam a favor ou contra o arquivamento. Delcídio e Ideli se inclinavam a votar por Sarney, mas temiam as eleições do ano que vem.

Favorável a que os senadores do PT votassem conforme sua consciência, Mercadante foi contrariado pela direção nacional do partido. Na manhã desta quarta-feira, o presidente do PT, Ricardo Berzoini, enviou uma nota aos senadores pedindo unidade no arquivamento das ações contra Sarney.


O que veio depois, já foi contado à exaustão pela imprensa.

Em meio as pressões, Mercadante disse que ficará na liderança do PT a pedido da maioria dos senadores da bancada. "Minha vontade era sair da liderança, mas não vou agravar a crise na bancada", disse o senador, após reunião do partido que contou com sete dos 12 senadores petistas.

C/ Informações da Agência Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!