quinta-feira, 20 de agosto de 2009

O pai do Sindicato

O Sindicato dos Jornalistas do Espírito Santo realizou eleições nesta quinta-feira. Chapa única, formada por novatos e veteranos. Alguns, sindicalistas de carteirinha há várias décadas.

Na história do Sindicato cabe um registro- que não consta do site oficial- sobre o jornalista Oswaldo Oleari, principal responsável por sua criação. Depois de um período de sucesso na imprensa paulista, em plena ditadura, Oleari voltou ao Estado e fez ressurgir a Associação de Jornalistas Profissionais- criada nos anos 50- que não mais funcionava.

Promoveu reuniões, debates com participação de intituições como a OAB, presidida pelo jurista Manoel Moreira Camargo, desafiou a utilização da profissão, no Estado, por pessoas que obtinham lucros- grandes ou prosaicos como abatimentos em passagens aéreas- e que nem jornalistas eram.

Sua postura, trouxe a ele sérios aborrecimentos, mas levou à reativação da Associação de Jornalistas Profissionais do Espírito Santo, embrião do Sindicato que aí está.

Fui mesária da eleição para a Associação, na sede do Banestes, na Praça Oito, no dia em que o AI-5 foi decretado pela ditadura: 13 de dezembro de 1968. Os jornalistas elegeram Oleari seu primeiro presidente, após anos sem que a entidade funcionasse.

Em 1979, realizamos no Edifício Álvares Cabral a eleição da primeira chapa do Sindicato dos Jornalistas, presidida por Rogério Medeiros. Fui mesária de novo, com José Nunes, falecido. Chapa única, como agora.

Oswaldo Oleari incentivou os companheiros na formação da chapa e abriu mão de se tornar o primeiro presidente do Sindicato da categoria. Seguiu em frente, na sua rotina, após dar à classe os meios de conquistar os seus direitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!