sexta-feira, 21 de agosto de 2009

A medalha e a humilhação

O escândalo sobre sobre a sexualidade de Caster Semenya ( na foto ao centro) ocupa neste sábado (22) os principais jornais do mundo. O sensacionalista Bild especula que se trata de hermafrodita, enquanto o Governo da África do Sul apresenta queixa à Comissão de Direitos Humanos da Onu e denuncia racismo.
A África do Sul, vai denunciar a Associação Internacional das Federações de Atletismo por haver sepultado os direitos à vida privada de Semenya, ao solicitar os testes, depois que sua voz grave, sua compleição musculosa e seu rendimento geraram dúvidas sobre seu sexo.
A atleta sul-africana foi proclamada campeã dos 800 metros no mundial de atletismo de Berlim na semana.
Tanto o treinador da jovem como a Federação Sul Africana de Atletismo disseram não ter sido informados previamente sobre as análises a que foi submetida a corredora. Os resultados serão divulgados em uma semana.
O escândalo provocou indignação em diversos setores da África do Sul onde foi definido como "racismo da mais alta ordem". Komphela considerou uma ação humilhante, sexista e racista da Associação das Federações.
Segundo políticos, houve numerosas atletas brancas que tinham traços masculinos e nunca foram submetidas a testes. "Esta comoção se deu só porque ela é negra e superou a todas suas rivais européias" dizem eles.
C/Informações do El Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!