domingo, 20 de junho de 2010

Presidente português se ausenta da cremação de Saramago e gera críticas

A despedida de José Saramago, escritor que gerou polêmica durante toda sua vida, acabou causando controvérsia política. O motivo foi a ausência do presidente da República de Portugal, Aníbal Cavaco Silva (foto), que não interrompeu suas férias para estar presente na despedida de quem é considerado o maior escritor português do final do século 20.

As críticas a Cavaco Silva – que em 1991, quando era primeiro-ministro, vetou a candidatura do livro O Evangelho Segundo Jesus Cristo para o Prêmio Europeu de Literatura – já começaram no cemitério do Alto de São João, onde o corpo do escritor foi cremado no começo da tarde. Por causa do veto na época, que Saramago considerou uma censura, o escritor optou por viver na Espanha.

“A ausência do presidente é uma vergonha. Ele deveria estar aqui para prestar uma homenagem ao maior escritor português”, falava exaltado o militante comunista António Fernandes Sabino. As principais reações podem ter repercussão apenas no segundo semestre, durante a campanha para a eleição presidencial, em que Cavaco Silva concorre a um segundo mandato.

A ausência do presidente ficou mais evidente com a presença da vice-premiê do governo espanhol, Maria Teresa de la Vega, que chegou a discursar durante a cerimônia fúnebre. No cemitério, cerca de três mil pessoas aplaudiram a passagem do corpo. Muitas delas portavam com cravos vermelhos – o símbolo da revolução de 25 de abril de 1974, que trouxe a democracia de volta a Portugal.

Quando o corpo do escritor entrou na câmara onde foi cremado, foi aos gritos de “Saramago, a luta continua” – entre os populares, algumas pessoas gritavam em espanhol. Várias pessoas erguiam livros de Saramago. Durante o período em que o corpo do escritor foi velado, mais de 20 mil pessoas foram se despedir do escritor. (C/BBC Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!