quarta-feira, 23 de junho de 2010

Número de milionários cresce no mundo graças à Índia, Brasil e China

Em 2009, ano de maior tensão econômica da última década, um seleto grupo mostrou-se invulnerável à crise financeira mundial segundo pesquisa do banco de investimentos Merril Lynch e da empresa de consultoria Capgemini. Os ricos não só se tornaram mais numerosos como também ainda mais ricos. O rápido aumento de riqueza do grupo deve-se em grande parte aos mercados emergentes, especialmente Índia, Brasil e China.

Pela primeira vez os milionários asiáticos ultrapassaram os europeus. Depois de cair 14,2% em 2008 e para 2,4 milhões, a população milionária da região Ásia-Pacífico voltou a crescer em 2009 chegando a  3 milhões de pessoas.

No mundo, o total de milionários subiu 17%, realcançando a marca de 10 milhões de pessoas. A pesquisa considera indivíduos que acumulam pelo menos um milhão de dólares em patrimônio líquido.

A soma de seus patrimônios chegou a 39 trilhões de dólares, registrando um crescimento de 19% em relação ao anterior. "Nós vemos uma clara indicação de recuperação e, em algumas áreas, um retorno à opulência e ao crescimento do ano de 2007", esclareceu Sallie Krawcheck, diretora de Administração de Patrimônio do Bank of America.

O patrimônio conjunto dos milionários asiáticos soma 9,7 trilhões contra 9,5 trilhões dos europeus. A explicação para a inversão no ranking estaria no maior ganho de capitais na região da Ásia-Pacífico, enquanto que os rendimentos na Europa, apesar de consideráveis, foram inferiores.

Na lista dos mais ricos, estão 2,87 milhões de cidadãos dos Estados Unidos, seguidos por japoneses (1,65 milhão), alemães (861 mil) e chineses (477 mil). Ainda segundo a pesquisa, a Suíça possui a maior densidade mundial de milionários: de cada mil suíços, pelo menos 35 possuem um milhão de dólares.

Com a recuperação dos mercados financeiros no último ano, os gastos com carros, iates, arte, jóias e demais objetos de luxo voltou a crescer em 2009, embora não tenha atingido os níveis de 2007. A expectativa para 2010 é que a movimentação do setor volte a crescer em 2010. (Com DW)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!