sexta-feira, 25 de junho de 2010

Enchente derruba mansão de Renan Calheiros em Alagoas


Na semana passada, antes da chuva arrasar Murici, cidade a 55 quilômetros de Alagoas, o clã Calheiros – que domina o cenário político local há décadas – tinha decorado a mansão e prometido espalhar telões para reunir os vizinhos durante os jogos da Copa do Mundo. O cenário mudou com a enchente que destruiu boa parte do município de 26,9 mil habitantes. A casa literalmente caiu.

Murici é a terra natal do senador Renan Calheiros (PMDB). Até janeiro, o prefeito da cidade era Renan Filho. Ele deixou o cargo para se candidatar a deputado estadual. Quem assumiu a prefeitura foi o vice, irmão do senador, Remi Calheiros, que já havia comandado o município por dois mandatos.

A imagem de poder transmitida pela ampla mansão da família, no entanto, foi abaixo na última sexta-feira. Os mais de sete cômodos da casa foram tomados pela água até o teto. Algumas paredes caíram, a sala ficou destruída e a cozinha, repleta de lama. Na sala de jantar, restaram apenas restos de uma pilha de livros e colchões arrastados pela água. Empregados dos Calheiros conseguiram salvar 60 copos e taças que estavam em uma estante.

No dia em que a enchente chegou com força a Murici, cinco funcionários da família e sete vizinhos se refugiaram em um pé de jambo que fica no quintal da casa. Todos passaram a noite no alto da árvore e só desceram quando amanheceu e o nível da água baixou.

Nos últimos dias, Renan Calheiros visitou os municípios da região e tem acompanhado as ações de socorro às vítimas. “É difícil apontar um quadro mais aterrador: cidades duramente atingidas, um cenário típico de ruínas do pós-guerra”, disse o parlamentar, em discurso no plenário do Senado, na terça-feira, 22. (Com informações e imagem Veja)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!