sábado, 26 de junho de 2010

Brasil retira Suíça da lista negra de paraísos fiscais

Há três semanas, o Brasil incluiu a Suíça em sua lista negra de paraísos fiscais, uma decisão, segundo as fontes, que foi cancelada por Brasília em troca que se negocie um novo tratado duplo de imposição entre os dois países.

As autoridades brasileiras justificaram a inclusão argumentando a pouca colaboração suíça no litígio com os Estados Unidos pelos dados dos clientes americanos suspeitos de fraude fiscal com contas na filial americana do banco UBS.

Os Estados Unidos e a Suíça assinaram um acordo extrajudicial de cooperação administrativa pelo qual Berna transmitiria a Washington os dados bancários de milhares desses clientes. O acordo, concluído em agosto de 2009, foi julgado ilegal pelo Tribunal Penal suíço e finalmente referendado na semana passada no Parlamento após árduas negociações.

A Suíça figurou na lista negra da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) até abril de 2009, posteriormente passou a lista cinza até a saída, após assinar 12 acordos de dupla imposição. (C/ portal Exame)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!