sexta-feira, 25 de junho de 2010

Em ´dia sem Globo´ emissora mantém audiência

A campanha que convocou internautas a evitar a assistir à partida entre Brasil e Portugal pela Rede Globo nesta sexta-feira (25) não parece ter surtido muito efeito. Dados preliminares apontam que a emissora registrou 44 pontos de audiência durante o jogo na Grande São Paulo, e 46 no Rio de Janeiro.

Para se ter uma ideia, os números da emissora na última partida do Brasil, contra a Costa do Marfim no último domingo (20), ficaram em 40,74 para São Paulo e 40,73 para o Rio de Janeiro. No jogo de estreia da seleção brasileira na Copa do Mundo, contra a Coreia do Norte, os índices ficaram em 45,17 (SP) e 45,6 (RJ). A audiência da Globo na faixa de horário em um dia de semana normal, em média, é de 9 pontos.

Ainda assim, por conta da campanha ou não, a Band, única outra emissora aberta a transmitir os jogos no Brasil, teve hoje seu melhor índice de audiência em jogos do Brasil desta Copa do Mundo, chegando aos 13 pontos em São Paulo.

Os dados referentes ao jogo contra Portugal ainda são preliminares e podem se alterar até a divulgação dos dados consolidados, que deve ocorrer na segunda-feira (28). Conforme o Ibope, os índices fechados podem ser diferentes por conta de falhas temporárias na transmissão dos medidores de audiência.

A campanha "dia sem Globo" foi lançada após a entrevista de Dunga, na qual o técnico se desentendeu com um repórter da emissora. No mesmo dia, o jornalista Tadeu Schmidt leu uma nota, na qual reprovava o  treinador. O boicote seria, portanto, uma espécie de "defesa" do técnico contra a Globo. A hashtag #diasemglobo apareceu entre os termos mais comentados no Twitter várias vezes durante os últimos dias.

O perfil @diasemglobo, criado para divulgar a campanha, recebeu diversas críticas hoje após o jogo. "Deixa eles com o Ibope. Todos confiam cegamente nisso. O dinheiro de campanhas é baseado nisso. Somos pessoas, isso que importa" foi uma das respostas do responsável pelo perfil.

Procurada pela reportagem, a Rede Globo mostrou-se despreocupada e agradeceu a audiência desta sexta-feira. "A opção de 'com ou sem' é diária. Na verdade, a cada minuto, o telespectador exerce livremente o seu direito de escolha. E manteve a sua preferência de estar com a Globo. Somos gratos por esse reconhecimento ao trabalho dos nossos profissionais", diz em nota a Central Globo de Comunicação. (C/ Portal Exame)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!