domingo, 20 de setembro de 2009

Um fim de semana incrível na França

Neste fim de semana, a França mostrou ao mundo o seu valor.
Mais de 12 milhões de pessoas, número igual ao ano passado, participaram da 26 ª edição das Jornadas do Patrimônio cujo tema este ano foi a acessibilidade, confirmando para o Ministério da Cultura, "o profundo vínculo entre o francês seu patrimônio".

Foram abertos à visitação pública- a maioria grátis - 15 772 monumentos, igrejas, castelos, parques, fábricas e vários sítios.

Como em todos os anos, os centros de poder, na Paris ensolarada, estavam lotados.
O Eliseu- sede do governo- registrou 18 725 visitantes; 5 150 Matignon; o Senado 28 000; o Ministério da Economia, em Bercy, 2 800, e o Ministério da Cultura 6 800.

Sábado os primeiros visitantes foram recebidos no Eliseu pelo presidente Nicolas Sarkozy, de camisa listrada rosa, sem gravata. "Aqui é a casa da República", disse ele, reconhecendo que foi muito boa a idéia de Jack Lang, criador das Jornadas quando era ministro da Cultura, em 1984.

Algumas iniciativas têm marcado esta edição sem precedentes, como a abertura excepcional do Moulin Rouge, em Paris. O famoso cabaré no pé de Montmartre fez um enorme sucesso e recebeu 1 500 visitantes.

No Aveyron, o ex-presidente Valéry Giscard Estaing, sábado, congratulou-se com os visitantes do seu chateau d'Estaing, reivindicando ao mesmo tempo, a paternidade do evento.]

Em toda a França, as pessoas procuraram as especialidades regionais, juntamente com todos os seus tesouros de sítios arqueológicos, eco-museus, mansões, moinhos de vento .

A aedição deste ano foi dedicada à padronização de acessibilidade. Muitas visitas foram organizadas para os deficientes visuais, auditivos ou motores. O Museu do Vinho em Bordeaux propôs uma viagem tátil às suas suas coleções.

Sábado, em Paris, manifestantes distribuíram panfletos denunciando a precariedade social dos monumentos nacionais.

C/ Le Monde.

O Blog: No Brasil, desde o começo de setembro, acontece a Jornada Mineira do Patrimônio Cultural, com mais de 1500 eventos, em 474 municípios. A ação da Secretaria de Estado de Cultura, com chancela do Ano da França no Brasil 2009, é inspirada na experiência francesa das Journées du Patrimoine.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!