segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Sul- coreana vai transportar minério da Vale

A companhia sul-coreana de transporte marítimo STX Pan Ocean anunciou que negocia com Vale a um contrato de longo prazo para o transporte de minério, que, segundo analistas, ajudará a reforçar o lucro da transportadora a partir de 2011.

A notícia fez as ações da STX dispararem 8,2% na Bolsa de Seul nesta segunda-feira (21), enquanto o índice Kospi encerrou em queda de 0,3%.

As duas partes devem fechar o acordo até quarta-feira (23) e o valor do contrato deve chegar a cerca de 6 trilhões de wons (US$ 5 bilhões).

A companhia registrou prejuízos nos dois primeiros trimestre deste ano - seus primeiros resultados negativos desde o final de 2004, afetada por uma queda nas tarifas de frete, em meio à desaceleração econômica global.

Se o contrato for fechado, a sul-coreana transportará de 12 milhões a 13 milhões de toneladas de minério de ferro da Vale, por ano, pelos próximos 25 anos. O acordo pode gerar para a STX Pan Ocean uma receita anual de, no mínimo, 200 bilhões de wons (US$ 166,334 milhões).

C/ o portal Exame.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!