quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Ficou tenso

Não deve ter sido fácil para o governador Paulo Hartung (PMDB) encarar no seminário sobre o pré-sal, em Brasília, nesta quarta- feira (23), dois desafetos do Espírito Santo na discussão sobre distribuição de royalties.

Fez parte da mesa o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), que iniciou no Nordeste o movimento em defesa do rateio dos royalties entre todos os estados e fim da hegemonia dos produtores, como Rio, São Paulo e Espírito Santo.

Outro presente foi o governador Jaques Wagner (PT), da Bahia, amigo do peito do presidente Lula, que também defende a divisão igualitária entre os estados.

Eduardo Campos, ultimamente mais cordial ( seu candidato a presidente, Ciro Gomes, precisa do apoio nos estados), concordou com Hartung que estados produtores têm de receber tratamento diferenciado, desde que os não produtores também recebam parte dessa riqueza.

Mas o baiano Jaques Wagner, além de discordar da proposta de tratamento diferenciado para regiões produtoras, foi curto e grosso:

"Por que um poço de petróleo distante 300 metros da costa tem de beneficiar o Estado? Isso não se justifica", avisou.

Hartung cuidou de concordar...Com os dois.

C/ a Agência Brasil e Correio Braziliense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!