quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Royalties do petróleo: começou a guerra contra o ES, RJ e SP

No próximo dia 10 será realizada em Fortaleza uma reunião com os governadores do Nordeste, para defesa da divisão igualitária dos royalties do pré-sal. A informação foi dada à Agência Estado pelo governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB-foto) , nesta quarta-feira (2), em Brasília.

Os governadores do Espírito Santo, Paulo Hartung (PMDB); Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), e de São Paulo, José Serra (PSDB), estão na mira dos governadores de outros estados que não aceitam as regras estabelecidas até agora.

Uma cerimônia, no Palácio do Itamaraty, de liberação dos recursos para saneamento em vários estados, virou palanque dos insatisfeitos com os rumos do pré-sal.

O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, defendeu em discurso uma divisão igualitária entre os estados e se referiu ao Rio de Janeiro, dizendo que vai lutar pelos recursos.

"Não se deve fazer um cabo de aço em discussões de velhos regionalismos, mas ter uma política equilibrada. Porque isso não vai ter apoio no Congresso", afirmou. Para ele, a discussão não é viável porque "não se sustenta uma regra que exclua a maioria do País".

"Se for a velha regra do regionalismo, vamos ganhar não só na Câmara, como no Senado" avisou o pernambucano, para a platéia da qual fazia parte o governador Sérgio Cabral, único dos três governantes de estados produtores presente à cerimônia.

A distribuição igualitária também foi defendida pelo governador da Bahia, Jacques Wagner. Para ele, como a disputa será no Congresso, entre 24 unidades da federação contra 3, vai prevalecer a força de todos os estados e não de um partido ou região do país.


A ministra Dilma Roussef, da Casa Civil, que presidiu a cerimônia, preferiu ficar longe da discussão. Em seu discurso, avisou: "Não vou entrar na polêmica da distribuição de recursos do pré-sal".

C/Informações da Agência Estado.

Um comentário:

  1. O negócio de Dilma é mais em cima, não entra na distribuição das migalhas, mas na centralização dos recursos.

    ResponderExcluir

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!