sábado, 5 de setembro de 2009

Suzano pode comprar fábricas de papel da Fibria (VPC-Aracruz)


A Suzano Papel e Celulose tem interesse em liderar um processo de consolidação no segmento brasileiro de papel, segundo a corretora SLW.

"Existem expectativas de que a Fibria (empresa resultante da fusão entre a Aracruz e a VCP), decorrente da necessidade de remodelar sua estrutura de capital no ano que vem, venha a alienar seus negócios do segmento de papéis, que atualmente apresentam uma capacidade de produção de 415 mil toneladas por ano", escreveu a corretora em relatório.

Na semana, a diretoria da Fibria anunciou que seu foco para os próximos trimestres será a redução do endividamento. A VCP teve que se endividar para comprar a Aracruz por um preço considerado salgado no mercado. Além disso, a Aracruz estava bastante endividada devido a perdas com derivativos de câmbio - e esses débitos foram incorporados pela nova empresa.

Por último, o foco da Fibria é reconhecidamente o segmento de celulose.

Duas das três unidades de produção de papel da Fibria estão localizadas no estado de São Paulo e próximas as unidades da Suzano e uma terceira em Guaíba, no estado do Rio Grande do Sul, onde a Suzano não está instalada.


Em julho, a Suzano admitiu a eventual venda da participação da Fibria no Conpacel (antiga Ripasa), fabricante de papel cortado. A Fibria negou a existência de negociações para venda de sua participação.

Hoje, a líder no segmento é a americana International Paper (IP), dona da marca Chamex, com 48,3% das vendas domésticas. Em seguida está a Suzano, que comercializa a marca Report, com 29,7% das vendas. A fatia da Fibria, proprietária da Copimax, corresponde a 9,7%.

C/ o portal Exame.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!