segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Golpe de mestre: Lula trai Hartung, Serra e Cabral


E agora, com que cara o governador Paulo Hartung (PMDB-ES) volta a Brasília, na tarde desta segunda-feira (31), para o lançamento do marco regulatório do petróleo extraído da camada pré-sal?

Ele e os governadores do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), e de São Paulo, José Serra (PSDB), nem haviam digerido o jantar de Lula, da noite de ontem, quando hoje o presidente recuou no compromisso assumido de não enviar os projetos do pré-sal para votação em regime de urgência.

No começo da manhã, Lula decidiu enviar ao Congresso Nacional, com pedido de urgência constitucional, os quatro projetos de lei sobre a exploração do pré-sal. O anúncio foi feito na reunião com 37 ministros e todos os líderes de partidos da base aliada. Coube ao deputado federal Sarney Filho (PV-MA) comunicar à imprensa.

O Congresso deverá votar em 90 dias- Senado e Câmara dos Deputados têm 45 dias cada- os projetos que criam a Petrosal; o marco regulatório; o fundo social e ambiental que recebe o dinheiro arrecadado e a capitalização da Petrobrás.

A participação na distribuição dos royalties não será tratada agora. A discussão ficará a cargo do Congresso.

C/informações do Globo on line.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!