domingo, 30 de agosto de 2009

A insônia ronda o ministro alemão

Em sua primeira noite em Vitória, onde chegou neste domingo (30) e permanece até terça-feira, o ministro da Economia da Alemanha, Franz Guttenberg, certamente não terá um sono tranquilo. Mal saiu do seu país, a chanceler Angela Merkel sofreu um grande revés.

Neste domingo, os eleitores alemães infligiram derrotas ao seu partido- a União Democrata Cristã (CDU)- em dois estados onde, segundo as primeiras projeções, deverá perder o poder.

A um mês das eleições legislativas, o partido de Merkel perdeu pontos na Turíngia, da ex-República Democrática da Alemanha (RDA), e no Sarre, fronteira com a França, estados que governava sozinha. Manteve a liderança no estado oriental da Saxônia, que governa junto com os social-democratas do SPD.

O recuo da CDU na Turíngia e no Sarre era esperado. A própria Merkel insistiu diversas vezes em que as eleições deste domingo não teriam valor de teste nacional. Nas legislativas, a CDU ainda tem 15% de vantagem sobre os social-democratas do SPD em termos de intenções de voto.

Essas eleições regionais fecham uma difícil semana para Angela Merkel: primeiro, viu a General Motors questionar a solução que ela defendia para salvar a filial Opel e os empregos na Alemanha, e, depois, teve que se justificar por ter oferecido um jantar em homenagem ao banqueiro mais poderoso do país.

C/Informações da AFP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!