sábado, 5 de setembro de 2009

Eike quer ter participação na Vale

O empresário Eike Batista negocia uma oferta pela Bradespar, braço de participações do Banco Bradesco, uma iniciativa que lhe daria acesso ao grupo que controla a Vale, de acordo com o jornal Folha de S. Paulo deste sábado (5).

Batista visitou o presidente do conselho de administração do Bradesco, Lázaro Brandão, no dia 19 de agosto para entregar proposta de compra da Bradespar. O jornal não diz como obteve a informação.

A Bradespar tem 17,5% da Valepar, controladora da Vale. De acordo com a Folha, o negócio poderia superar os R$ 9 bilhões.

Os outros sócios na Valepar são Litel (de fundos de pensão liderados pela Previ) com 58 por cento, BNDESPar com 9,5% e o grupo japonês Mitsui, com 15%.

Nos últimos meses, a Vale se tornou alvo de críticas duras do governo devido aos esforços para amenizar os efeitos da crise econômica global. De acordo com a Folha, Batista quis saber a opinião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva antes de fazer a oferta e teria recebido aval dele.

O mesmo aconteceu com o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, e da Previ, Sérgio Rosa.
O jornal não diz se a oferta seria feita em dinheiro ou ações.

C/ o JB on line.

O Blog: As críticas à Vale têm sido feitas pelo presidente Lula em protesto contra demissões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!